Clique Para Encontrar Temas a Partir das Datas...

Genética: Definição do Sexo do Bebê


São basicamente três fatores que definem o sexo do bebê: o tempo de encontro do espermatozoide com o óvulo e as características físico-químicas do espermatozoide – X ou Y. Isso porque a mulher contém somente o cromossomo X, enquanto o homem possui os dois: X e Y. O que um menino ou uma menina é a composição resultante dessa fecundação: se o espermatozoide que fecunda o óvulo é o X, resultará em uma menina; mas se o gameta for masculino (ou seja, o Y), será um menino. 



Os espermatozoides são divididos por gêneros: metade masculina (XY), e metade feminina (XX). A informação necessária para a definição do sexo do bebe está na cabeça do espermatozoide. Os espermatozoides que geram meninos e meninas são produzidos quase na mesma quantidade. Os que geram meninos são mais rápidos, porém, os que geram meninas vivem mais. Os espermatozoides mais jovens tem mais chance de fecundar o ovulo. Os mais velhos quando se deterioram acabam causando problemas aos que estão ativos. 


Após a fecundação o sexo do embrião é diferenciado na 7ª semana após a fecundação e é determinado geneticamente pela presença do cromossomo Y, já que, o espermatozoide traz, em sua cabeça, o cromossomo que definira tudo. Assim, o sexo genético do embrião é determinado pelo espermatozoide. Inicialmente o cérebro do embrião é feminino em termos de estrutura e função. Nada se modificará se o embrião receber mais um X do pai formando assim o XX, mas se ele for XY o cérebro do embrião será afetado por grandes quantidades de hormônio: a testosterona. Esse embrião sofrera alterações por esse hormônio que o tornará, futuramente, um menino (XY).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida aqui ^^